Um dos problemas que o filatelista tem, num país grande como o Brasil, é por vezes a distância e a solidão. Morar nos grandes centros ou próximo deles permite ao colecionador interagir presencialmente, seja em feiras, eventos e associações, mas viver em cidades menores e distantes das capitais torna tudo mais complicado.
Com a internet, tudo fica mais fácil, mais próximo, mas dependendo da configuração, ainda é muito impessoal. No entanto, o problema aqui não é comprar selos. Compra de material se tornou tão conveniente pela internet, constituindo uma solução - nem sempre para a manutenção de lojas físicas - que aproximou os colecionadores dos comerciantes do mundo todo.
Voltando à interação entre colecionadores, as sociedades filatélicas geralmente oferecem a possibilidade àqueles sócios distantes da sua sede de serem sócios correspondentes, pagando uma anuidade mais barata para poder ter alguns benefícios mesmo não podendo participar presencialmente. Por exemplo, a SPP (Sociedade Philatelica Paulista), com sede no centro de São Paulo, oferece aos sócios correspondentes o boletim entregue pelo correio, bem como a possibilidade de participar de eventos e VSOs à distância, além de poder o sócio correspondente visitar a sede, participar das atividades presenciais e consultar a biblioteca como membro, quando possível, entre outros benefícios. Em contrapartida, estender a abrangência da associação para fora da região ajuda na sua manutenção, por meio das anuidades econômicas pagas pelos correspondentes em maior quantidade, aliviando o peso dos custos para os associados mais antigos e permitindo fomentar mais atividades.
De perto ou de longe, é muito salutar a convivência do filatelista com seus pares - seja para jogar conversa fora, para trocar ideias ou se engajar em um projeto conjunto - porquanto a informação só se converte em conhecimento pela prática e pela experiência.
A internet, terra ao mesmo tempo tão fértil mas que pode provocar o isolamento, há 5 anos, foi o cenário de uma ideia que se tornou um grande sucesso: A FILABRAS: Associação dos Filatelistas Brasileiros. Sendo estritamente constituída de modo virtual, o estabelecimento dessa associação filatélica ajudou a aproximar filatelistas do Brasil e do mundo, independente de sua morada nos rincões mais distantes, com uma percepção de se estar participando presencialmente. Fundada pelo Sr. Paulo Ananias, de Belém do Pará, possui um grupo ativo, positivo e animado, envolvendo os membros por meio de interações nas redes sociais e por outros meios eletrônicos de comunicação, como a excelente Revista Eletrônica da FILABRAS. Em 5 anos, completados no início de abril de 2025, já realizou várias exposições virtuais (que não necessariamente seguem as diretrizes de exposições filatélicas formais) e ensejou a formação da Academia Brasileira de Filatelia, onde filatelistas renomados e que contribuem para o crescimento da literatura filatélica, ou que com seus feitos se destacaram, constituem um grupo representativo do grande avanço que o Brasil tem trazido à filatelia mundial. Além disso, são frequentes as interações com filatelistas do exterior, criação de materiais filatélicos, realização de promoções e sorteios, descontos em lojas filatélicas e outras ações.
Para quem pensava que a filatelia está "morrendo", a Filabras e as outras associações filatélicas que estão firmes e fortes, são pilares que ajudam a manter a chama da filatelia acesa no Brasil, trazendo novos filatelistas e permitindo o crescimento desse hobby tão interessante e educativo. Dado que a necessidade de interação social é requisito para a boa saúde do ser humano, nada melhor que se realizar participando de uma agremiação da área de interesse, para trazer alegria e crescimento.
Uma coisa importante de se destacar é que a Filabras não só fomenta novos filatelistas, mas também permite se aproximar dos grandes nomes da filatelia brasileira. Ao contrário de rejeição, o que seria uma possibilidade, grandes e antigos filatelistas, editores e comerciantes se juntam ao projeto, algo que nem sempre acontecia antes, fazendo com que o hobby da filatelia se torne menos solitário e mais frutuoso.
Parabéns à FILABRAS pelo seus 5 anos, e vida longa!
Parabéns a todas as agremiações filatélicas deste Brasil!
Comentários
Postar um comentário