Pular para o conteúdo principal

Kit obrigatório de leitura para o iniciante

Você quer começar a colecionar selos?
Tem um ajuntado de selos em casa e não sabe como organizá-los, o que significam?
Você é o tipo de pessoa que precisa de um livro para ajudá-lo a iniciar algum empreendimento?

Forte é o meu arrependimento de não ter recomendado isso antes. A filatelia brasileira conta com uma literatura vasta, cheia de referências para todo tipo de filatelista, maximafilista e numismata especializado. O iniciante, entretanto, precisa de obras acessíveis que ensinem o beabá de forma acessível e interessante. E nós temos, sim, o que eu considero um conjunto de obras que se complementam e suprem toda necessidade de informação para o iniciante no colecionismo de selos postais.

Esse conjunto é composto por duas obras:

FILATELIA - Da D. Ana Lúcia Loureiro Sampaio
e
MANUAL DE FILATELIA - Do Prof. Carlos Daniel Dumpel César

É muito simples descrevê-las: São obras de custo baixo, com um rico conteúdo básico para o iniciante em filatelia e, na minha opinião pessoal, com visões diferentes que se complementam.

O livro "Filatelia" já está na sua terceira edição e tem um conteúdo de gostosa leitura. É como se eu estivesse sentado conversando com a autora, que explana suas opíniões, conta a história do selo e traz algumas ilustrações convenientes. Os textos são bastante dissertativos, que permitem uma maior fluência na leitura. O final do livro tem duas referências muito úteis: O "Vocabulário filatélico" e a "Relação de países, estados, localidades e entidades oficiais emitentes", este útlimo auxiliando na identificação dos selos de regiões que não conhecemos.

O livro "Manual de Filatelia" está na sua segunda edição e é um manual com uma visão mais técnica, com igual riqueza de informações sobre o colecionismo de selos. A parte básica é igualmente completa, trazendo os passos iniciais a todo aquele que deseja ser filatelista, e traz também capítulos de referência, como o "Regulamento das coleções temáticas", "Emissões nocivas", e também os apêndices: "Dicionário ilustrado de filatelia" e "Guia internacional do filatelista". Este último traz os nomes dos países da forma que estão escritos nos seus selos, o que é muitas vezes um mistério para o iniciante (Ex.: Magyar - Hungria ou Shqpitare - Albânia).

Sem dúvida, com esses dois livros em mãos, não tem como não dar os passos iniciais para ser um bom filatelista. Vale a pena conferir!

Comentários

  1. Meu amigo Raphael... cara que saudades de você. Fiquei muito feliz em ver seu comentário no meu blog. Ver você lidando com seus selos é incrível, você é um verdadeiro exemplo pra mim. Queria te contar que esses dias eu fui dar uma palestra em Maringá para 450 jovens vestibulandos e você foi o tema central da minha palestra. Toda essa multidão de jovens ficou sabendo que eu tenho um amigo gênio que admiro muito e que dá exemplo do que é "vencer na vida", "conquistar". Cara, por mais que não tenhamos tanto contato você continua em minhas orações e agora te uso em minhas palestras hahahah... .Abração cara!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Postagem de 2004 - Agradecimento e reprodução de artigos de Dorvelino Guatemozim

Gostaria de fazer um agradecimento especial ao Sr. JORGE LUIZ SILVESTRE, ilustre filatelista e atual responsável pelo rico acervo da Sociedade Filatélica Ponta-grossense, a propósito, a mais antiga do Paraná, que, infelizmente, no momento, está sem sede, devido à falta de vontade política e ignorância desta administração em relação à importância do colecionismo. O Sr. Jorge fez a gentileza de emprestar-me alguns exemplares da revista "Brasil Philatelico", do Clube Filatélico do Brasil, do período de 1934 a 1937, além da raríssima e importantíssima obra "Tosquias Filotélicas" , de Dorvelino Guatemozim, que contém uma seleção peculiar de artigos e registros da vida filatélica desta marcante e polêmica celebridade da "filotelia" brasileira. De ambas as obras selecionarei, entre muitos, os artigos e partes mais relevantes e curiosas que despertem o interesse de vocês, visitantes, a fim de contribuir, mesmo que humildemente, para o seu maior conhecimento em

O novo catálogo RHM

Este mês tivemos um lançamento muito importante para a nossa filatelia: o catálogo RHM 2010. Atualizadíssimo, traz todas as cotações da maioria dos selos brasileiros e tem novas seções que não tinha na edição anterior. Um timing perfeito: O catálogo saiu do prelo até antes da data anunciada. Por volta de 11 de maio já se tinha acesso a ele. E ele está tendo dois lançamentos oficiais: Brasília e Rio de Janeiro, em dois eventos filatélicos de grande importância: Encontro de Colecionismo e Encontro Internacional de Filatelia, respectivamente. Qualidade gráfica impecável: O pessoal que editou o catálogo e a gráfica deu duro para a edição sair mais bonita que a anterior, e valeu: a qualidade do papel, capa e impressão são impecáveis. Nota dez! As cotações: Acompanhando o mercado filatélico, houve um aumento nas cotações dos selos em geral, mantendo mais ou menos a mesma margem de aumento da edição anterior. Colecionar selos no Brasil, especialmente os clássicos e comemorativos ant

Nota sobre a interrupção das atividades da Sociedade Filatélica Ponta-Grossense, divulgada em 2004.

Reproduzo aqui apelo feito em 2004 a respeito da interrupção das atividades da Sociedade Filatélica Ponta-Grossense em 2000, no site Raphael Salem Filatelia. Até o momento (dezembro de 2014), 14 anos se passaram e nada foi feito pela política local a fim de encontrar uma nova sede para a Associação. Infelizmente são poucos os filatelistas ponta-grossenses em atividade, tendo também faltado engajamento e disponibilidade para retomar as atividades desta instituição. Ponta Grossa, 03 de fevereiro de 2004. Como filatelista e ponta-grossense, gostaria de registrar minha indignação a respeito da situação da Sociedade Filatélica Ponta-Grossense.  Em primeiro lugar, para quem não sabe, a SFP - Sociedade Filatélica Ponta-Grossense, fundada em 1938, é a mais antiga do Paraná, ainda mais antiga que a Soficur, de Curitiba, e que diversos clubes filatélicos que estão funcionando regularmente nestes nossos tempos.  Ponta Grossa é uma cidade antiga e importante do sul do Brasil, cons