Pular para o conteúdo principal

O novo catálogo RHM

Este mês tivemos um lançamento muito importante para a nossa filatelia: o catálogo RHM 2010. Atualizadíssimo, traz todas as cotações da maioria dos selos brasileiros e tem novas seções que não tinha na edição anterior.


Um timing perfeito: O catálogo saiu do prelo até antes da data anunciada. Por volta de 11 de maio já se tinha acesso a ele. E ele está tendo dois lançamentos oficiais: Brasília e Rio de Janeiro, em dois eventos filatélicos de grande importância: Encontro de Colecionismo e Encontro Internacional de Filatelia, respectivamente.

Qualidade gráfica impecável: O pessoal que editou o catálogo e a gráfica deu duro para a edição sair mais bonita que a anterior, e valeu: a qualidade do papel, capa e impressão são impecáveis. Nota dez!

As cotações: Acompanhando o mercado filatélico, houve um aumento nas cotações dos selos em geral, mantendo mais ou menos a mesma margem de aumento da edição anterior. Colecionar selos no Brasil, especialmente os clássicos e comemorativos antigos, tem se tornado cada vez mais um investimento forte de médio prazo e com excelente taxa de retorno, mesmo para os não filatelistas. Para os filatelistas, isso é mero lucro, pois a real vantagem é ter uma coleção bonita e de boa qualidade.
De qualquer forma, o importante é a conscientização do bom comerciante, do vendedor de selos, que deve saber o preço que põe na sua peça, sendo justo para ambos os lados e respeitando a proporção preço x qualidade do material. Valorizando peças de qualidade e reduzindo preço de material mais maltratado. Cotação de catálogo não é e nunca foi preço definido mesmo.

Minhas queixas: Nem tudo é perfeito, né. Eu sempre tenho uma reclamação em relação a publicações filatélicas brasileiras: Errinhos de ortografia, concordância e digitação não são raros, e isso se repetiu nesta edição do catálogo. Uma revisão ortográfica mais rigorosa certamente só traria mais beleza à obra, afinal todos erramos, mas o catálogo não é só um "anuário", é uma obra de referência permanente.

Eu também senti falta da seção de SPECIMENS. Deve haver razões para ela não ter sido publicada também nesta edição. Porém, como parece que não tão cedo sairá uma edição especializada como a de 1993/1995, e este catálogo, que antes era um catálogo simplificado, está se tornando uma obra mais detalhada, ela deverá ser atualizada em breve e aparecer nas próximas edições. A última aparição dos specimens é no catálogo especializado RHM, volume II (1995). Aparentemente houve uma mudança na oferta x procura desse tipo de material nos últimos anos, então uma atualização das cotações também se faz necessária.

Fora isso, sinceramente, tiro o chapéu para a RHM e todos os colaboradores por esse novo catálogo.

Tenho certeza que as próximas publicações vão ser cada vez melhores e mais completas!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Postagem de 2004 - Agradecimento e reprodução de artigos de Dorvelino Guatemozim

Gostaria de fazer um agradecimento especial ao Sr. JORGE LUIZ SILVESTRE, ilustre filatelista e atual responsável pelo rico acervo da Sociedade Filatélica Ponta-grossense, a propósito, a mais antiga do Paraná, que, infelizmente, no momento, está sem sede, devido à falta de vontade política e ignorância desta administração em relação à importância do colecionismo. O Sr. Jorge fez a gentileza de emprestar-me alguns exemplares da revista "Brasil Philatelico", do Clube Filatélico do Brasil, do período de 1934 a 1937, além da raríssima e importantíssima obra "Tosquias Filotélicas" , de Dorvelino Guatemozim, que contém uma seleção peculiar de artigos e registros da vida filatélica desta marcante e polêmica celebridade da "filotelia" brasileira. De ambas as obras selecionarei, entre muitos, os artigos e partes mais relevantes e curiosas que despertem o interesse de vocês, visitantes, a fim de contribuir, mesmo que humildemente, para o seu maior conhecimento em

Nota sobre a interrupção das atividades da Sociedade Filatélica Ponta-Grossense, divulgada em 2004.

Reproduzo aqui apelo feito em 2004 a respeito da interrupção das atividades da Sociedade Filatélica Ponta-Grossense em 2000, no site Raphael Salem Filatelia. Até o momento (dezembro de 2014), 14 anos se passaram e nada foi feito pela política local a fim de encontrar uma nova sede para a Associação. Infelizmente são poucos os filatelistas ponta-grossenses em atividade, tendo também faltado engajamento e disponibilidade para retomar as atividades desta instituição. Ponta Grossa, 03 de fevereiro de 2004. Como filatelista e ponta-grossense, gostaria de registrar minha indignação a respeito da situação da Sociedade Filatélica Ponta-Grossense.  Em primeiro lugar, para quem não sabe, a SFP - Sociedade Filatélica Ponta-Grossense, fundada em 1938, é a mais antiga do Paraná, ainda mais antiga que a Soficur, de Curitiba, e que diversos clubes filatélicos que estão funcionando regularmente nestes nossos tempos.  Ponta Grossa é uma cidade antiga e importante do sul do Brasil, cons